Pró-reitora

2014 a 2017
Profa. Dra. Rachel Meneguello logo_lattes_transparente_15_18
rachel.meneguello@reitoria.unicamp.br

Graduou-se em Ciências Sociais pela UNICAMP (1977-1980), fez Mestrado em Ciência Política e Doutorado em Ciências Sociais também pela UNICAMP, e tem formação em Metodologia e Métodos de Análise Quantitativa em Pesquisa Social pela Universidade de Michigan. É docente do Departamento de Ciência Política do IFCH desde 1986, realizou a Livre-Docência na área de Partidos Políticos em 2005 e é professora Titular desde 2013 na área de Partidos Políticos e Comportamento Político. Suas áreas de pesquisa são os estudos sobre organização partidária e os estudos sobre democracia, com ênfase nas áreas de comportamento político e eleições, funcionamento dos sistemas partidário e eleitoral, os processos de democratização, e os estudos sobre cultura política e representação.

Suas publicações abordam, sobretudo, os temas sobre partidos, comportamento político e eleitoral e o funcionamento democrático em 2 livros integrais, 3 livros em coautoria, 2 organizações de coletâneas, e 51 capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente. Sua contribuição também está refletida nos trabalhos de alunos, que somam 15 mestrados, 8 doutorados e 14 iniciações científicas.

No âmbito administrativo do IFCH, foi Diretora Associada do Arquivo Edgard Leuenroth, Chefe de Departamento de Ciência Política, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Coordenadora Geral da Pós Graduação do Instituto. Também no Instituto tem sido representante docente nos seus distintos níveis na Congregação durante vários anos, além de ter representado a unidade na CADI em duas gestões.

No âmbito da universidade, foi pesquisadora do NEPP, fundadora e pesquisadora do Centro de Estudos de Opinião Pública (1992), onde foi diretora por quatro mandatos e fundadora e atual editora da Revista OPINIÃO PÚBLICA (1993). Foi membro titular da CAI/Consu por dois mandatos e membro do Grupo de Estudos nomeado pelo CONSU para elaboração do Perfil Mínimo da Carreira de Pesquisador. Atualmente é representante docente no CONSU e membro do Grupo de Trabalho que coordena o processo de revisão do Estatuto da Universidade.

Recebeu o premio nacional concedido em 1988 pela ANPOCS_Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais, recebeu dois prêmios internacionais na área de estudos em opinião pública conferidos pela WAPOR_World Association for Public Opinion Research (1992 e 2005), e é associada a duas redes internacionais de pesquisa, o Latin American Public Opinion Project (LAPOP), sediado na Universidade de Vanderbilt, do qual é Membro do Americas Barometer International Advisory Board, e o Comparative Study of Electoral Systems Project (CSES), sediado na Universidade de Michigan, do qual é membro do Comitê de Planejamento.

É pesquisadora 1B do CNPq, coordenou mais de 20 projetos financiados por agências científicas de fomento, e atualmente é coordenadora do Projeto Temático Fapesp Organização da Política Representativa no Estado de São Paulo, que agrega quatro instituições no Estado.
Foi Membro do Comitê de Avaliação da CAPES na área de Ciência Política e Relações Internacionais (2005-2007; 2008-2010); Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq para a área de Ciência Política e Relações Internacionais (2011-2014), Membro da Diretoria da ABCP-Associação Brasileira de Ciência Política (2004-2006, 2006-2008), Membro do Conselho Diretor da ALACIP- Asociación Latinoamericana de Ciência Politica (2006-2008, 2008-2010) e atualmente é Secretaria Adjunta da ABCP (2012-2014).