Lançamento do Prémio Científico Mário Quartin

Links diretos para a notícia no site oficial:

View Fullscreen

CAPES divulga Regulamento da Avaliação Quadrienal 2017

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27 de março, a Portaria nº 59, que dispõe sobre o Regulamento da Avaliação Quadrienal 2017, que compreende os anos de 2013 a 2016, para programas acadêmicos e profissionais. No documento, constam os objetivos e parâmetros da Avaliação Quadrienal 2017, as normas para a avaliação dos programas de pós-graduação, informações sobre o processo, calendário, resultados e pedidos de reconsideração, além das fichas de avaliação de programas acadêmicos, profissionais e em rede. Veja a notícia completa no portal CAPES.

Informe de Rendimentos da FAPESP – ano base 2016

A FAPESP disponibiliza, anualmente, o comprovante de rendimentos dos bolsistas que receberam recursos da Fundação no ano anterior. O valor deverá ser declarado à Receita Federal como rendimento isento e não tributável, por se tratar de Bolsa de Estudo e Pesquisa, não caracterizando relação empregatícia entre a FAPESP e o bolsista. Veja a notícia completa no portal da FAPESP

Informe de Rendimentos da CAPES – ano base 2016

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza nesta terça-feira, 21, o Informe de Rendimentos da CAPES – ano base 2016. Veja  a notícia completa no portal da CAPES.

Bolsas para o Mestrado na Universidade de Aveiro (Portugal) para 2017

Plazo de solicitud: hasta el 28 de abril de 2017

Nº de Plazas convocadas: 10

Cuantía de las Becas: Las becas financian la diferencia entre el coste de matrícula en un master para un alumno extranjero (aproximadamente entre 4.000 y 5.500 euros anuales) y las que debe pagar un alumno nacional de Portugal o con nacionalidad de cualquier otro país de la Unión Europea (1.063,47 euros anuales). De esta manera, los alumnos beneficiarios disfrutarán de las mismas tasas e importe de matrícula que los nacionales y residentes en la Unión Europea y solo deberán pagar 1.063,47 euros anuales por realizar el máster de su elección.

Dirigido a: estudiantes, profesores y egresados de universidades de cualquier país latinoamericano, asociadas a la AUIP.

Bases del programaFormulario de solicitudModelo de Curriculum

Bolsas para o Mestrado na Universidade de Cantabria (Espanha) para 2017

Plazo de solicitud: hasta el 15 de marzo de 2017

Nº de Plazas convocadas: 6

Cuantía de las Becas: Tasas de matrícula en el Máster elegido (60 ECTS ) y una bolsa de estudios de 4.500 €.

Dirigido a: latinoamericanos, en posesión de un título de grado, licenciado o equivalente, procedentes de instituciones asociadas a la AUIP.

Bases del programaListado de MásteresFormulario de solicitud

Bolsa de Estudos – República da Coréia

A bolsa, integral, é relativa a um período de três anos para mestrado e quatro anos para doutorado. Os selecionados farão 1 (um) ano de estudo da língua coreana em instituição indicada pelo NIIED e, após teste de proficiência, o estudante ingressará em universidade previamente escolhida. As inscrições serão recebidas (em mãos ou por correio) nesta Embaixada até o dia 10 de março de 2017.

Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.niied.go.kr/ e http://bra-brasilia.mofa.go.kr/

View Fullscreen

Programa Erasmus Sustain-T – vagas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doc para brasileiros

O programa Erasmus Sustain-T está com chamadas abertas para vagas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doc para brasileiros.

O foco principal é nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Planejamento Urbano. As inscrições vão até dia 23 de Fevereiro.

Saiba mais em http://www.sustaint.eu/

Bolsas a pós-graduandos – Fundação Carolina (Espanha)

A Fundação Carolina, da Espanha, está oferecendo bolsas a pós-graduandos. Informações no link abaixo:

https://www.fundacioncarolina.es/formacion/convocatoria-2017-2018-2/

Grande Prêmio Capes de Tese – UNICAMP vence em dois grupos

A cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2016, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que consagra os melhores trabalhos de doutorado defendidos nos programas de pós-graduação do país, aconteceu no dia 14 de dezembro de 2016.

Grande Prêmio

Em parceria com a Fundação Conrado Wessel, o Grande Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio Capes de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas:

A UNICAMP foi vencedora em dois dos três grupos.

Nas Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), o vencedor foi Caio Costa Oliveira, orientado pelo professor Carlos Roque Duarte Correia, do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual de Campinas.

Nas Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino), a vencedora foi Laura Rodrigues Santonieri, orientada pelo professor Mauro William Barbosa de Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas.

Fundação Carlos Chagas

Pela Fundação Carlos Chagas foram concedidos prêmios especiais, cobrindo as áreas de Educação e de Ensino.

Na área de Ensino, na categoria Menção Honrosa, foi contemplado Edson Roberto De Souza, orientado por Denise De La Corte Bacci e por David Brusi Belmonte, do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra da UNICAMP.

Veja a reportagem completa no Portal da CAPES